Tour Cultural | Alentejo Interior | 5 dias

Programa Cultural 5 Dias

No Programa Cultural pelo Alentejo interior, por entre as suas extensas planícies, dedicamo-nos a um património único desconhecido: um particular “modo de estar” reflectido no património monumental usualmente fechado, nas actividades económicas fortemente culturais e nas tradições etnológicas singulares – um património cultural feito, antes de mais, de pessoas.

Tema:
Montado, Mármore, “Cante Alentejano“, Chocalhos, Olaria, Frescos, Barragem do Alqueva, Vinho, Azeite e Gastronomia Local.

Duração e extensão:
5 dias, num total de cerca de 400 km.

Territórios:
Évora, Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Alqueva.

Inclui:
Refeições*, Alojamento, Acompanhamento por Intérprete do Património, Performances tradicionais e transporte durante todo o programa*.
*Consulte o programa completo para mais informações.

Impacto cultural
Esforço físico
Nível de conforto

1.300,00€ por participante

5 dias

As reservas estão sujeitas a validação de disponibilidade e opções.
Clique para solicitar a sua reserva.

Itinerário

Évora, Património da Humanidade

Transfer desde o terminal ferroviário ou rodoviário de Évora.

Começamos a nossa incursão cultural com a “Évora Desaparecida” – uma forma única de descobrir o património histórico e artístico de uma Évora que já não existe, num percurso pedestre por conventos, igrejas e outros espaços destruídos ou fragmentados, “vítimas” do progresso do final do século XIX: munidos de fotografias de há mais de 100 anos, descobrimos uma Évora Património da Humanidade desaparecida…

Terminamos com uma prova simples de vinho da região.

Jantar livre em Évora.

Alojamento em Évora no “The Noble House” , “Mar d’ar Muralhas” ou na “Casa do Templo”.

Rota Tons de Mármore 

Manhã
No anticlinal de Estremoz, entramos no mundo do ouro branco do Alentejo: começamos esta Rota Tons de Mármore por duas pedreiras integradas na reserva nacional do Rosa Portugal e que extraem mármore há mais de 50 anos, a 110 metros de profundidade. Da extracção passamos para a transformação: entramos numa das fábricas do Anticlinal, seguindo o caminho de grandes blocos de mármore até simples pedras da calçada, terminando na sua aplicação artística no património cultural de Vila Viçosa.

Prova de vinho e de azeite na Cooperativa de Borba.

Almoço
Almoço no restaurante “Os Cucos”, em Vila Viçosa, onde teremos entradas regionais, Bochechas assadas no forno, sobremesas tradicionais e vinho da região.

Tarde
Regresso a Évora e tarde livre na “capital” do Alentejo.

Jantar livre em Évora.

Alojamento em Évora no “The Noble House”,  “Mar d’ar Muralhas” ou na “Casa do Templo”.

Rota do Montado 

Manhã
Começamos com uma viagem no tempo, recuando aproximadamente 7 mil anos, até ao período Neolítico quando se ergueu o Cromeleque dos Almendres: envolto numa aura de misticismo e encantamento, este é um local de visita obrigatória.


O ecossistema do Montado é o património natural do Alentejo por excelência: na Herdade do Freixo do Meio, herdade com mais de 400 ha, fazemos um percurso guiado pelo montado para perceber como se organiza este complexo mas sustentável ecossistema, desde o sobreiro, à azinheira, ao porco preto, à cortiça…


Almoço
Como estamos no campo e no Alentejo, não poderíamos deixar de comer um Cozido de Grão feito em panelas de barro, em lume de chão, com produtos biológicos e vinho, também eles da Herdade. Para sobremesa, teremos a tradicional Sericaia e fruta.

Tarde
Já em Alcáçovas, descobrimos o seu património imaterial, a Arte Chocalheira, classificada como Património Imaterial de Salvaguarda Urgente pela UNESCO. Na Fábrica dos Chocalhos Pardalinho, aprendemos a moldar a chapa de ferro, o caldeamento do chocalho em cobre através da passagem pelo forno, terminando na afinação deste “GPS sonoro”.

Jantar
Em Alvito, sentamo-nos em bancos corridos, “silêncio…” e ouvimos as vozes do Alentejo, com uma actuação exclusiva de Cante Alentejano, também classificado Património Imaterial da Humanidade. A acompanhar, tapas regionais, açorda de bacalhau, bolo e café caseiros, tudo isto na mítica sede dos Papa-Borregos.

Alojamento na “Horta da Vila” ou na “Pousada Castelo de Alvito”.

Rota do Fresco

Manhã
Incursão pedestre a um território alentejano ainda 100% rural, a meros 35 minutos de Évora, 2.º concelho mais pequeno de Portugal Continental, 2511 almas e um património praticamente intocado desde o século XV. Entramos na Igreja Matriz trecentista de Alvito e descobrimos um fresco renascentista, de final do século XV. Seguimos a pé pelo maior conjunto de portais manuelinos do Baixo Alentejo, passando pelos Paços do Concelho, pelo Pelourinho e entrando no Paço Acastelado do 1.º Barão de Portugal. Por fim, atravessando o Largo das Alcaçarias, entramos na Ermida de S. Sebastião, ermida tardo-gótica revestida de pintura a fresco de 1611, com anjos músicos celestiais nas abóbadas…

Tempo para desvendar a Ermida de S. Neutel e de Santa Águeda (já pertença das outras terras da Baronia…), o “mar” que se estende diante dela e a profusão de cores, formas e histórias que se guardam nas suas mais de 5 campanhas sucessivas de pintura mural a fresco: único.

 

Almoço
No restaurante “O Casão”, descontraímos com entradas regionais, Sopa de Cação, doçaria tradicional e vinho da região.

 

Tarde

Avançamos até Viana do Alentejo e conhecemos o artesanato pela mão do oleiro Feliciano Agostinho… e, com ele, todos os segredos do famoso barro de Viana.

Jantar livre.

Alojamento na “Horta da Vila” ou na “Pousada Castelo de Alvito”.

Alqueva: O Grande Lago

Manhã
Visitamos uma das maiores obras de engenharia feita no Alentejo, o paredão da barragem do Alqueva, seguindo posteriormente para o CIAL (Centro de Interpretação do Alqueva) confrontando-nos com a magnitude e o impacto desta estrutura hidráulica na região.

Continuaremos com um relaxante passeio de barco pela barragem, aproveitando as calmas águas do maior lago artificial da Europa.

Almoço
Atracamos nas margens do Alqueva para fazer um pic-nic relaxado com produtos regionais e vistas deslumbrantes.

Tarde
Transfer para a estação ferroviária ou rodoviária de Évora.

Condições

  • Programa realiza-se com o mínimo de 4 pessoas até um máximo de 8.
  • Possibilidade de transfer desde ou para outros locais em todos os programas, com orçamentação própria.
  • Os preços apresentados são para quarto duplo, para quarto single acresce suplemento extra.
  • O programa poderá estar sujeito a alterações decorrentes da disponibilidade dos parceiros. A PHT compromete-se a informar destas alterações tão cedo quanto possível.
  • Reserva até 60 dias antes.

O que inclui/não inclui

Inclui
  • Évora Desaparecida tour no dia 1 com prova de vinhos;
  • Rota Tons de Mármore com prova de vinho e de azeite no dia 2;
  • Rota do Montado no dia 3;
  • Fábrica Chocalhos Pardalinho no dia 3;
  • Actuação exclusiva de Cante Alentejano no dia 3;
  • Rota do Fresco no dia 4;
  • Atelier de Olaria no dia 4;
  • Alqueva, CIAL e Passeio de Barco no dia 5;
  • Almoços (excepto no dia 1);
  • Jantar no dia 3;
  • Intérprete do Património em todo o programa;
  • Transporte durante todo o programa;
  • Alojamento 4 noites em quarto duplo com pequeno-almoço;
  • IVA à taxa legal em vigor;
  • Seguro de acidentes pessoais.
Não inclui
  • Voos;
  • Refeições não mencionadas no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de viagem.

Perguntas frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Conteúdo a mostrar/esconder

Rita Fialho Valente

Sendo Natural do Baixo alentejo (Serpa, Ficalho, partilho desde sempre com o Alentejo o meu dia-a-dia: acredito que toda esta herança deverá ser passada às gerações futuras, assim como também a quem nos visita. Haverá melhor forma de difundir um território do que conservar e divulgar as suas memórias? Pois é através da PHT que divulgo toda a memória e sabedoria do Alentejo. Sou Mestre em Museologia pela Universidade de Évora e tenho a Licenciatura em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Na PHT, exerço a função de Coordenadora de Touring Cultural e Paisagístico.

Resumo

Territórios

Évora, Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Alqueva.

ACTIVIDADES

Montado, Mármore, “Cante Alentejano“, Chocalhos, Olaria, Frescos, Barragem do Alqueva, Vinho, Azeite e Gastronomia Local.

ALOJAMENTO

The Noble House
M’AR de AR Muralhas
Casa do Templo
Pousada Castelo de Alvito
Horta da Vila

Lotação e reservas

Mín: 4 | Máx: 8

Reservas até 60 dias antes

O Alentejo interior como nunca o viu

Entre numa viagem de conhecimento, sabores, cheiros e beleza natural.

Testemunhos

“Beatiful and interesting tour, very well explained and represented. Not the casual and touristic type of tour, a lot of more detailed and structured information about the real city of Évora. I would definetily recommend it too anyone who truly wants to know the heart and soul…”

“We took the Lost Evora tour with André a couple weeks ago. André provided an enthusiastic and interesting walking tour of Evora. We enjoyed the visit with him immensely!”

“Sem esse tour, certamente a visita não teria tido o mesmo charme. O André nos explicou a história por trás dos prédios. Recomendo.”

“Wonderful interesting tour through what Évora hiding beneath its surface. An amazing walking through what is evident, what is hidden and what is the result of the historical stratification. Thanks to André who allowed us to enjoy this experience.”

“Just completed our walking tour of Évora and André was fantastic: brought the history of the city alive! I would strongly recommend this as a must do if visiting Évora.”

“Ya había hecho ruta hace años, pensé que iba a ver lo mismo, pero superó todas las expectativas con visitas a otros Frescos. El guía genial.”

“Nós pensávamos que conhecíamos Évora até o André nos mostrar o que nos passa ao lado há muitos anos. Obrigada por este olhar novo sobre a cidade antiga! Com humor e uma visão crítica da história, o André é um profundo conhecedor das várias “camadas” desta história e conduz-nos com a frescura do seu olhar perspicaz.”

“Visitei Évora com outros olhos e com a ajuda do André vi pormenores que me passavam ao lado. Obrigada.”

Consulte outras ofertas:

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades e conheça as melhores tours, experiências e workshops da zona alentejana.

Poderá também ser dos primeiros a conhecer novas ofertas!

SUBSCREVER NEWSLETTER
Scroll to Top