Tour Gastronómico | Alentejo | 6 dias

Tour Gastronómico "Terrius" 6 Dias

No Programa Gastronómico, somos invadidos pelos sabores e aromas únicos do Alentejo… Vamos caminhando entre os produtos da terra, as cozinhas, as histórias e as gentes, para encontrarmos os melhores pratos de outros tempos e que se juntam numa harmonia perfeita com os vinhos da região – um momento único para os seus sentidos e emoções na imensidão da planície Alentejana.

Tema:
Gastronomia, Caminhadas, Escultura, Paisagens, Aula de Culinária, Património.

Duração e extensão:
6 dias, num total de cerca de 270 km.

Territórios:
Marvão, Alter do Chão, Monforte, Elvas, Évora.

Inclui:
Refeições*, Alojamento, Acompanhamento por Intérprete de Património, Caminhadas, Refeições com chefs, Prova de vinho e azeite, Aula de Culinária, Visitas a vinhas, produtores de azeite e património. Transporte durante todo o programa.
*Consulte o programa completo para mais informações.

Impacto cultural
Esforço físico
Nível de conforto

1.625,00€ por participante

6 dias

Outras Datas:

Ver Calendário

As reservas estão sujeitas a validação de disponibilidade e opções.
Clique para solicitar a sua reserva.

Itinerário

Arte e Gastronomia


Chegada à Quinta do Barrieiro, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, com visita ao Parque de Esculturas da Escultora Maria Leal da Costa. Visita à Galeria da Escultora, onde será servida uma infusão biológica.

Jantar
É na Quinta do Barrieiro que damos inicio ao momento da “Cooking Class With Art” com a preparação das entradas e um copo de vinho da região na mão: enquanto se cozinha, e entre muita conversa, descobrimos a história gastronómica do Alentejo.

Alojamento na “Quinta do Barrieiro”.

Produtos da Serra de S. Mamede

Manhã
Dependendo da época do ano, ou passamos a manhã com os produtores da região e descobrimos a história e a importância de alguns dos recursos mais ricos da região como a Castanha, a Maçã de Esmolfe ou as Ervas Orgânicas; ou enveredamos pelos Cogumelos Selvagens, onde aprendemos a distinguir os comestíveis dos venenosos e de que forma os podemos transformar em iguarias.


Almoço
Almoço no restaurante “Varanda do Alentejo” com uma vista única e uma das melhores cozinhas da região: pão, paio, queijo de Nisa, azeitonas e azeite de Marvão, sopa de tomate, migas de batata (as migas tradicionais de Marvão) com carne de porco, sericaia a finalizar e tudo acompanhado com vinhos da região.

Tarde
Visita à Vila de Marvão, vila medieval rodeada por uma muralha contínua e intacta, de onde é possível experimentar vistas deslumbrantes. Seguimos com visita ao Lagar Museu de Galegos – pequena aldeia muito próxima de Espanha – para ficar a conhecer todos os equipamentos e a forma como era levada a cabo a produção de azeite. Terminamos com uma prova de azeites.


Caminhada pela calçada medieval: cerca de 45 minutos rodeados pelo Parque da Serra de São Mamede até chegarmos à vila de Portagem.

Chegada ao espaço TerriuS, um antigo Moinho de Água, explicação sobre o espaço original e, de seguida, degustação de produtos Terrius acompanhada de vinhos da região. 

 

Jantar livre.


Alojamento na “Quinta do Barrieiro”.

Vinhos do Alentejo

Manhã
Chegamos à “Tapada do Chaves Wine Boutique”: uma propriedade e marca de vinhos da região de Portalegre que se destaca pela sua qualidade. Visitamos a adega e dedicamo-nos a uma prova de vinho.

Almoço
Almoço no restaurante do “Hotel Convento D’Alter”, um antigo convento localizado em Alter do Chão com uma das melhores cozinhas da região. O almoço será recheado de sabores tradicionais: as entradas típicas do Alentejo, bochechas de porco preto ou entrecosto com migas de espargos, com encharcada a finalizar. Tudo acompanhado com vinhos da região.

Tarde
Visita à incontornável Coudelaria de Alter fundada em 1748 pelo Rei D. João V e casa mãe do aclamado cavalo lusitano.

Chegada a “Torre de Palma Wine Hotel”: com os seus primórdios a remontarem ao ano de 1338, o Torre de Palma Wine Hotel inspira-se no modo de vida da distinta família Basilii (antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma) e, agora também, nas tradições alentejanas.

Visita às vinhas e à horta, sempre em grande contacto com a natureza, terminando com uma prova de vinhos Torre de Palma.

Jantar
Experiência Gastronómica com o Chefe Filipe Ramalho no restaurante “Basilii”, na junção da tradição e da inovação, o chefe prepara uma refeição de crescer água na boca, numa delicada sinfonia plena de sabores.

Alojamento no “Torre de Palma Wine Hotel”.

Por territórios militares

(Se quisermos e tivermos tempo, ainda espreitamos as ruínas romanas de Torre de Palma…)

Manhã
Já em Elvas, cidade que viu as suas fortificações serem classificadas pela UNESCO em 2012, percorremos o Centro Histórico, passando pela Catedral de Elvas, pela igreja do Antigo Convento das Freiras de S. Domingos, pelo Castelo e, claro, ficamos a conhecer a famosa Ameixa de Elvas, no museu dedicado a este tema.

Almoço
Vamos até S. Vicente para almoçar no restaurante “Pompílio”, onde podemos escolher pratos de caça, revoltos com espargos, arroz de lebre, migas com entrecosto… tudo o que seja gastronomia alentejana, encontraremos aqui.

Tarde
Subimos ao Forte da Graça, um dos melhores e mais genuínos exemplos da arte fortificada europeia.

Avançamos para Évora.

Jantar livre.

Alojamento em Évora no “The Noble House”, “Mar d’ar Muralhas” ou “Casa do Templo”.

Sabores da cidade Património da UNESCO

Manhã
Começamos a nossa incursão cultural com a “Évora Desaparecida” – uma forma única de descobrir o património histórico e artístico de uma Évora que já não existe, num percurso pedestre por conventos, igrejas e outros espaços destruídos ou fragmentados, “vítimas” do progresso do final do século XIX: munidos de fotografias de há mais de 100 anos, descobrimos uma Évora Património da Humanidade desaparecida…

Terminamos com uma prova simples de vinho da região.

Almoço
Almoço e tarde livre para descobrir outros sabores e histórias da cidade.

Tarde
Na Herdade Dona Dorinda, também com grande produção de vinho, teremos uma visita à vinha com o engenheiro responsável: entre a vinha e com vista para Évora, aguarda-nos um pic-nic ajantarado com petiscos e iguarias alentejanas.

Alojamento em Évora no “The Noble House”, “Mar d’ar Muralhas” ou “Casa do Templo”.

Partida

Dia livre até à hora da partida.

Condições

  • Programa realiza-se com o mínimo de 4 pessoas e o máximo de 8 pessoas.
  • Possibilidade de transfer desde ou para outros locais em todos os programas, com orçamentação própria.
  • Os preços apresentados são para quarto duplo, para quarto single acresce suplemento extra.
  • O programa poderá estar sujeito a alterações decorrentes da disponibilidade dos parceiros. A PHT compromete-se a informar destas alterações tão cedo quanto possível.
  • Reserva até 60 dias antes.

O que inclui/não inclui

Inclui
  • Tour com Escultora no dia 1;
  • “Cooking Class with Art” com jantar no dia 1;
  • Manhã com os produtores ou nos Cogumelos Selvagens no dia 2;
  • Marvão no dia 2;
  • Museu de azeite e prova de azeite no dia 2;
  • Prova de produtos regionais nos dias 2;
  • Visita e prova de vinhos em “Tapada do Chaves Wine Boutique” no dia 3;
  • Coudelaria de Alter no dia 3;
  • Elvas e visita à Catedral, à Igreja do Antigo Convento das Freiras de S. Domingos , ao Castelo e ao Forte da Graça no dia 4;
  • Évora Desaparecida Tour no dia 5;
  • Visita à adega, prova de vinhos e pic-nic na Herdade “Dona Dorinda” no dia 5;
  • Interprete de Património durante todo o itinerário;
  • Transporte durante todo o programa;
  • Alojamento para 5 noites em quarto duplo com pequeno-almoço;
  • IVA à taxa legal;
  • Seguro de acidentes pessoais.
Não inclui
  • Voos;
  • Refeições não mencionadas no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de viagem.

Perguntas frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Conteúdo a mostrar/esconder

Rita Fialho Valente

Sendo Natural do Baixo alentejo (Serpa, Ficalho, partilho desde sempre com o Alentejo o meu dia-a-dia: acredito que toda esta herança deverá ser passada às gerações futuras, assim como também a quem nos visita. Haverá melhor forma de difundir um território do que conservar e divulgar as suas memórias? Pois é através da PHT que divulgo toda a memória e sabedoria do Alentejo. Sou Mestre em Museologia pela Universidade de Évora e tenho a Licenciatura em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Na PHT, exerço a função de Coordenadora de Touring Cultural e Paisagístico.

Resumo

Territórios

Marvão, Alter do Chão, Monforte, Elvas, Évora.

ACTIVIDADES

Gastronomia, Caminhadas, Escultura, Paisagens, Aula de Culinária, Património.

ALOJAMENTO

Quinta do Barrieiro
Torre de Palma
M’AR de AR Muralhas
The Noble House
Casa do Templo

Lotação e reservas

Mín: 4 | Máx: 8

Reservas até 60 dias antes

O Alentejo interior como nunca o viu

Entre numa viagem de conhecimento, sabores, cheiros e beleza natural.

Testemunhos

“Não conhecia esta zona do Alentejo e adorei. Não fazia a mínima ideia que fosse tão bonita. Catarina e Rita, umas queridas.”

“Uma surpresa pela descoberta de um património inesperado. Parabéns. Excelente visita. Obrigada.”

“Muito impressionado com a qualidade da informação e serviço prestado.”

“Rota muito interessante assim como as histórias e explicações da gente daqui. Gostei muito da comida, instalações e pessoas.”

“Fizemos 2 experiências: Rota do Montado com o apoio do André e Workshop Gastronómico onde também fomos muito bem acolhidos. Recomendo para dar a conhecer o Alentejo geral, mas também para experiências práticas e temáticas. Do início ao fim, toda a equipa muito prestável e paciente. Obrigada.”

“Visitei Évora com outros olhos e com a ajuda do André vi pormenores que me passavam ao lado. Obrigada.”

“Nós pensávamos que conhecíamos Évora até o André nos mostrar o que nos passa ao lado há muitos anos. Obrigada por este olhar novo sobre a cidade antiga! Com humor e uma visão crítica da história, o André é um profundo conhecedor das várias “camadas” desta história e conduz-nos com a frescura do seu olhar perspicaz.”

“Ya había hecho ruta hace años, pensé que iba a ver lo mismo, pero superó todas las expectativas con visitas a otros Frescos. El guía genial.”

Consulte outras ofertas:

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades e conheça as melhores tours, experiências e workshops da zona alentejana.

Poderá também ser dos primeiros a conhecer novas ofertas!

SUBSCREVER NEWSLETTER
Scroll to Top