Tour Natural | Costa Alentejana | 5 dias

Tour Natural Costa Vicentina 5 Dias

Com JOANA CASPURRO
19 a 23 Fevereiro 2021

No Programa Natural na Costa Alentejana -a mais bem preservada zona costeira do Sul da Europa -, deambulamos entre patrimónios inesperados, costumes ancestrais e pessoas a descobrir: paisagens, circuitos pedestres, mares e falésias são o fundo do nosso quadro -um universo de cultura e de natureza autênticas.

Datas:
19 a 23 de Fevereiro – 5 dias.

Intérprete do Património:
Joana Caspurro.

Temas:
Caminhadas, Passeio de barco, gastronomia local, paisagem, trabalhos manuais, “Cante Baldão e Viola Campaniça”, Montado.

Dias e extensão:
5 dias, num total de cerca de 200 km.

Territórios:
Vila Nova de Milfontes, São Luís, Odemira, Santa Clara-a-Velha e S. Martinho das Amoreiras.

Inclui:
Refeições*, Alojamento, Acompanhamento por Interprete de Património, Performances tradicionais, Ateliers criativos e transporte durante todo o programa.
*Consulte o programa completo para mais informações.

Impacto cultural
Esforço físico
Nível de conforto

1.540,00€ por participante

5 dias

Datas:

19 a 23 Fevereiro 2021

2021 

As reservas estão sujeitas a validação de disponibilidade e opções.
Clique para solicitar a sua reserva.

Itinerário

Chegada a Vila Nova de Milfontes 

Transfer da estação ferroviária da Funcheira até Vila Nova de Milfontes.

Welcome food & drink com produtos regionais (pão, queijo, azeitonas, vinho).

Jantar livre em Vila Nova de Milfontes.

Alojamento no “Branco de Cal” ou no “Naturarte”.

S. Luís 

Manhã
Passeio Pedestre Circular Rota VicentinaS. Luís foi sempre uma aldeia rica em recursos, recursos esses explorados em actividades como a mineração, a extracção da cortiça, a produção de madeira, a criação de gado… são todas estas actividades que vamos descobrir num percurso pedestre de 3,5 km.

Almoço
Almoço no restaurante “Destilaria do Ferrador”.

Tarde livre

(Opcional)
Em São Luís, reúne-se uma grande comunidade de artistas de múltiplas nacionalidades que vamos encontrar numa antiga retrosaria transformada em espaço cultural e artístico: no Ateneu 14, ocupamo-nos com um Atelier com materiais derivados da natureza – plantas, folhas, argila – criando peças únicas.

Jantar livre em Vila Nova de Milfontes.

Alojamento no “Branco de Cal” ou no “Naturarte”.

Odemira 

Manhã
Passeio de barco desde Vila Nova de Milfontes até Odemira, pelo Rio Mira. Durante o percurso, ficamos a conhecer a história de vida da Dona São: foi nos anos 70, antes da existência da Ponte de Milfontes, que o seu pai começou a fazer a travessia do Rio Mira, transportando pessoas, animais, veículos e mercadorias, quer fosse Verão, quer fosse Inverno. Em 1990, a Dona São substituiu o seu pai neste ofício, e será ela que nos levará até Odemira.

Almoço
Almoço no restaurante “Bons Amigos”, restaurante típico com especialidade na boa gastronomia do alentejana, tudo de fazer crescer água na boca.

Tarde

Tarde livre para visitar a vila de Odemira, com destaque para a Igreja quinhentista da Misericórdia com um impressionante conjunto de pintura a fresco. Possibilidade de subir ao Cerro dos Moinhos Juntos e visitar ao moinho de vento construído em 1874 e, ainda hoje, em funcionamento. 

(Opcional) 
Atelier de artesanato com um artesão local da Associação de Artesanato do Concelho de Odemira e experiência da arte dos tapetes, da cestaria ou dos trabalhos de madeira.

Final de tarde
Lanche doce na loja “Chocolates da Beatriz”: num ambiente aconchegante, provamos os chocolates artesanais da Beatriz, natural da Argentina e com todo o saber-fazer chocolateiro daquele país. 

Jantar livre em Vila Nova de Milfontes.

Alojamento no “Branco de Cal” ou no “Naturarte”.

Santa Clara-a-Velha e São Martinho das Amoreiras 

Manhã
Na pacata aldeia de Santa Clara-a-Velha, vive-se a pureza da mística alentejana. É esta aldeia que dá o nome à Barragem, o grande lago inesperado da imensa Serra do vasto concelho de Odemira. A partir daqui, fazemos um percurso pedestre de 10 km, dominado pela vegetação ribeirinha com acácias, mimosas, choupo, freixo, salgueiros, juncos e atabuas. Os agriões e o poejo atapetam os troços menos profundos do rio fora da época das cheias e os remansos mais profundos estão cobertos por nenúfares. Nos terrenos mais férteis, junto ao rio, há hortas e pomares de laranjeiras, figueiras e oliveiras. 

Almoço
No Santa Clara Country Hotel aguarda-nos um cozido de grão à maneira típica da Costa Alentejana, com uma vista única e privilegiada para a Barragem de Santa Clara-a-Velha.

Tarde 
Dependendo da época do ano, Atelier Agrícola (apanhar medronhos, visitar uma destilaria, passear pelo montado), sempre ao ritmo do Alentejo!
Ou
Atelier de Ovos Bordados: antiga tradição da região que consiste em decorar ovos, bordando-os sem os quebrar, num trabalho de minúcia e utilizando materiais inesperados.

Jantar
Lanche-ajantarado em São Martinho das Amoreiras, numa taberna típica, com atuação de Cante ao Baldão e Viola Campaniça: uma tradição de cantares ao desafio que terá começado a ser praticado nos finais do século XIX no concelho de Odemira, estendendo-se para outros concelhos vizinhos no início do século XX.

Alojamento no “Branco de Cal” ou no “Naturarte”.

Partida

Transfer para a estação de comboios da Funcheira – Vila Nova de Milfontes.

Condições

  • O Programa realiza-se com o mínimo de 4 pessoas até um máximo de 8.
  • Possibilidade de transfer para outras locais, com orçamentação própria.
  • Os preços apresentados são para quarto duplo, sendo que para quarto single acresce um suplemento extra.
  • As actividades podem sofrer alterações de ordem: a PHT procurará informar aquando dessa possibilidade o mais cedo possível.
  • Reserva até 60 dias antes.

O que inclui/não inclui

Inclui
  • Welcome food & drink no dia 1;
  • Caminhadas nos dias 2 e 4;
  • Passeio de barco no dia 3;
  • Lanche com prova de chocolates no dia 3;
  • 1 dos ateliers propostos para dia 4;
  • Lanche-ajantarado com performance exclusiva de “Cante Baldão” e “Viola Campaniça” no dia 4;
  • Almoços (exceto no dia 1 e 5);
  • Intérprete de Património durante todo o itinerário;
  • Transporte durante todo o percurso;
  • Snacks, fruta fresca e água durante as caminhadas;
  • Alojamento para 4 noites em quarto duplo com pequeno-almoço;
  • IVA à taxa legal em vigor;
  • Seguro de acidentes pessoais.
Não inclui
  • Voos;
  • Ateliers opcionais no dia 2 e 3;
  • Refeições não mencionadas no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de viagem.

Perguntas frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Conteúdo a mostrar/esconder

Joana Caspurro

Filha das ruas, do rio e do mar do Porto, aos 30 anos deslizei para o Sul e já lá vão 20 anos de cidadã eborense. Fi-lo por ímpeto aventureiro ao cabo de umas quantas imersões marcantes em férias de verão. Antes de mais, foi o espaço, o mar de terra, o horizonte onde descansar o olhar da agitação do mundo, o que me atraiu para estas lonjuras. Depois, envolveu-me a dimensão humana e o charme renascentista de Évora. Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses e mestre em Tradução, gosto de arte e de cultura, de a aprender e de a comunicar. Gosto de línguas, de viajar, de caminhar e de ver. Do campo e do mar, de pessoas, lugares, conversas e silêncios. De risos e de comidas boas. Partilho com a Portugal Heritage Tours e com todos os seus clientes o gosto pelo “lado B” das coisas e pela riqueza simples das vivências informais.

Resumo

Territórios

Vila Nova de Milfontes, São Luís, Odemira, Santa Clara-a-Velha e S. Martinho das Amoreiras.

ACTIVIDADES

Caminhadas, Passeio de barco, gastronomia local, paisagem, trabalhos manuais, “Cante Baldão e Viola Campaniça”, Montado.

ALOJAMENTO

Branco de Cal
Naturarte

Lotação e reservas

Mín: 4 | Máx: 8

Reservas até 60 dias antes

O Alentejo interior como nunca o viu

Entre numa viagem de conhecimento, sabores, cheiros e beleza natural.

Testemunhos

“Beatiful and interesting tour, very well explained and represented. Not the casual and touristic type of tour, a lot of more detailed and structured information about the real city of Évora. I would definetily recommend it too anyone who truly wants to know the heart and soul…”

“We took the Lost Evora tour with André a couple weeks ago. André provided an enthusiastic and interesting walking tour of Evora. We enjoyed the visit with him immensely!”

“Sem esse tour, certamente a visita não teria tido o mesmo charme. O André nos explicou a história por trás dos prédios. Recomendo.”

“Wonderful interesting tour through what Évora hiding beneath its surface. An amazing walking through what is evident, what is hidden and what is the result of the historical stratification. Thanks to André who allowed us to enjoy this experience.”

“Just completed our walking tour of Évora and André was fantastic: brought the history of the city alive! I would strongly recommend this as a must do if visiting Évora.”

“Ya había hecho ruta hace años, pensé que iba a ver lo mismo, pero superó todas las expectativas con visitas a otros Frescos. El guía genial.”

“Nós pensávamos que conhecíamos Évora até o André nos mostrar o que nos passa ao lado há muitos anos. Obrigada por este olhar novo sobre a cidade antiga! Com humor e uma visão crítica da história, o André é um profundo conhecedor das várias “camadas” desta história e conduz-nos com a frescura do seu olhar perspicaz.”

“Visitei Évora com outros olhos e com a ajuda do André vi pormenores que me passavam ao lado. Obrigada.”

Consulte outras ofertas:

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades e conheça as melhores tours, experiências e workshops da zona alentejana.

Poderá também ser dos primeiros a conhecer novas ofertas!

SUBSCREVER NEWSLETTER
Scroll to Top