VIAGEM TEMÁTICA | ALENTEJO INTERIOR | 5 DIAS
Alentejo Cultural
2023 | 20 a 24 Março | 15 a 19 Maio | 2 a 6 Outubro
Neste programa cultural pelo Alentejo interior, por entre as suas extensas planícies, dedicamo-nos a um património único desconhecido: um particular “modo de estar” reflectido no património monumental usualmente fechado, nas actividades económicas fortemente culturais e nas tradições etnológicas singulares – um património cultural feito, antes de mais, de pessoas.
Tema:
Montado, Mármore, “Cante Alentejano“, Chocalhos, Olaria, Frescos, Barragem do Alqueva, Vinho, Azeite e Gastronomia Local
Duração e extensão:
5 dias, num total de cerca de 400 km.
Territórios:
Évora, Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Alqueva.
Inclui:
Refeições referidas no programa, Alojamento, Acompanhamento por Intérprete do património, Performances tradicionais e Transporte durante todo o programa.
Desde 1520,00 €
5 dias
Datas 2023:
20 a 24 Março
15 a 19 Maio
2 a 6 Outubro
Itinerário
Transfer da estação ferroviária ou rodoviária de Évora.
Começamos a nossa incursão cultural com o “Évora Desaparecida Tour” – uma forma única de descobrir o património histórico e artístico de uma Évora que já não existe, num percurso pedestre por conventos, igrejas e outros espaços destruídos ou fragmentados, “vítimas” do progresso do final do século XIX: munidos de fotografias de há mais de 100 anos, descobrimos uma Évora, Património da Humanidade e Capital Europeia da Cultura 2027, desaparecida…
Terminamos com uma prova simples de vinho da região.
Jantar livre.
Alojamento em Évora no “The Noble House” ou no “M’AR De AR Muralhas”.
Manhã
No anticlinal de Estremoz, entramos no mundo do ouro branco do Alentejo: começamos esta Rota Tons de Mármore por duas pedreiras integradas na reserva nacional do Rosa Portugal e que extraem mármore há mais de 50 anos, a 110 metros de profundidade. Da extracção passamos para a transformação: entramos numa das fábricas do Anticlinal, seguindo o caminho de grandes blocos de mármore até simples pedras da calçada, terminando na sua aplicação artística no património cultural de Vila Viçosa.
Prova de vinho e de azeite na Adega Cooperativa de Borba.
Almoço
Almoço no restaurante “Os Cucos”, em Vila Viçosa, onde teremos entradas regionais, Bochechas assadas no forno, sobremesas tradicionais e vinho da região.
Tarde
Regresso a Évora e tarde livre na “capital” do Alentejo.
Jantar livre.
Alojamento em Évora no “The Noble House” ou no “M’AR De AR Muralhas”
Manhã
Começamos com uma viagem no tempo, recuando aproximadamente 7 mil anos, até ao período Neolítico quando se ergueu o Cromeleque dos Almendres: envolto numa aura de misticismo e encantamento, este é um local de visita obrigatória.
O ecossistema do Montado é o património natural do Alentejo por excelência: na Herdade do Freixo do Meio, herdade com mais de 400 ha, fazemos um percurso guiado pelo montado para perceber como se organiza este complexo mas sustentável ecossistema, desde o sobreiro, à azinheira, ao porco preto, à cortiça…
Almoço
Como estamos no campo e no Alentejo, não poderíamos deixar de comer um Cozido de Grão feito em panelas de barro, em lume de chão, com produtos biológicos e vinho, também eles da Herdade. Para sobremesa, teremos a tradicional Sericaia e fruta.
Tarde
Já em Alcáçovas, descobrimos o seu património imaterial, a Arte Chocalheira, classificada como Património Imaterial de Salvaguarda Urgente pela UNESCO. Na Fábrica dos Chocalhos Pardalinho, aprendemos a moldar a chapa de ferro, o caldeamento do chocalho em cobre através da passagem pelo forno, terminando na afinação deste “GPS sonoro”.
Jantar
Em Alvito, sentamo-nos em bancos corridos, “silêncio…” e ouvimos as vozes do Alentejo, com uma actuação exclusiva de Cante Alentejano, também classificado Património Imaterial da Humanidade. A acompanhar, tapas regionais, açorda de bacalhau, bolo e café caseiros, tudo isto na mítica sede dos Papa-Borregos.
Alojamento na “Pousada Castelo de Alvito” ou em “São Brás do Regedouro”.
Manhã
Incursão pedestre a um território alentejano ainda 100% rural, a meros 35 minutos de Évora, 2.º concelho mais pequeno de Portugal Continental, 2282 almas e um património praticamente intocado desde o século XV. Entramos na Igreja Matriz trecentista de Alvito e descobrimos um fresco renascentista, de final do século XV. Seguimos a pé pelo maior conjunto de portais manuelinos do Baixo Alentejo, passando pelos Paços do Concelho, pelo Pelourinho e entrando no Paço Acastelado do 1.º Barão de Portugal. Por fim, atravessando o Largo das Alcaçarias, entramos na Ermida de S. Sebastião, ermida tardo-gótica revestida de pintura a fresco de 1611, com anjos músicos celestiais nas abóbadas…
Tempo para desvendar a Ermida de S. Neutel e de Santa Águeda (já pertença das outras terras da Baronia…), o “mar” que se estende diante dela e a profusão de cores, formas e histórias que se guardam nas suas mais de 5 campanhas sucessivas de pintura mural a fresco: único.
Almoço
No restaurante “O Casão”, descontraímos com entradas regionais, Sopa de Cação, doçaria tradicional e vinho da região.
Tarde
Avançamos até Viana do Alentejo e conhecemos o artesanato pela mão do oleiro Feliciano Agostinho… e, com ele, todos os segredos do famoso barro de Viana.
Jantar livre.
Alojamento na “Pousada Castelo de Alvito” ou em “São Brás do Regedouro”.
Manhã
Visitamos uma das maiores obras de engenharia feita no Alentejo, o paredão da barragem do Alqueva, seguindo posteriormente para o CIAL (Centro de Interpretação do Alqueva) confrontando-nos com a magnitude e o impacto desta estrutura hidráulica na região.
Continuaremos com um relaxante passeio de barco pela barragem, aproveitando as calmas águas do maior lago artificial da Europa.
Almoço
Atracamos nas margens do Alqueva para fazer um pic-nic relaxado com produtos regionais e vistas deslumbrantes.
Tarde
Transfer para a estação ferroviária ou rodoviária de Évora.
Condições
- Mínimo de 4 participantes;
- Possibilidade de transfer desde ou para outros locais em todos os programas, com orçamentação própria;
- Os preços apresentados são por participante em quarto duplo. Estadia em quarto single acresce suplemento extra.
- Ao valor apresentado pode ser acrescentado “suplemento de época”, mediante a altura em que a reserva é efectuada, nomeadamente, épocas festivas e época alta.
- O programa poderá estar sujeito a alterações decorrentes da disponibilidade dos parceiros. A PHT compromete-se a informar destas alterações tão cedo quanto possível.
- A reserva só será válida com o pagamento do total ou de 30% do valor do programa.
- Reserva com 60 dias de antecedência mínima.
Inclui
- Évora Desaparecida Tour no dia 1 com prova de vinhos;
- Rota Tons de Mármore com prova de vinho e azeite no dia 2;
- Rota do Montado no dia 3;
- Fábrica de Chocalhos Pardalinho no dia 3;
- Actuação exclusiva de Cante Alentejano no dia 3;
- Rota do Fresco no dia 4;
- Atelier de Olaria no dia 4;
- Alqueva, CIAL e Passeio de Barco no dia 5;
- Almoços (excepto no dia 1);
- Jantar no dia 3;
- Intérprete do Património em todo o programa;
- Transporte desde o primeiro até ao último ponto de visita;
- Alojamento 4 noites em quarto duplo com pequeno-almoço;
- Seguro de acidentes pessoais;
- IVA à taxa legal em vigor.
Não inclui
- Voos ou outra forma de transporte até ao início do programa;
- Refeições não mencionadas no programa;
- Despesas pessoais;
- Seguro de viagem.
Perguntas frequentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Resumo
Territórios
Évora, Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Alqueva.
ACTIVIDADES
Montado, Mármore, “Cante Alentejano“, Chocalhos, Olaria, Frescos, Barragem do Alqueva, Vinho, Azeite e Gastronomia Local
ALOJAMENTO
The Noble House, M’AR De AR Muralhas, Pousada Castelo de Alvito, São Brás do Regedouro.
Lotação e reservas
Mín 4 / Reserva até 60 dias de antecedência