SELF GUIDED | DE ÉVORA A BEJA | 5 DIAS

Cultura Alentejana

Neste programa cultural pelo Alentejo interior, por entre as suas extensas planícies, dedicamo-nos a um património único desconhecido: um particular “modo de estar” reflectido no património monumental usualmente fechado, nas actividades económicas fortemente culturais e nas tradições etnológicas singulares – um património cultural feito, antes de mais, de pessoas.

Tema:
Montado, Mármore, Frescos, Barragem do Alqueva, Vinho, Azeite e Gastronomia Local.

Duração e extensão:
5 dias, num total de cerca de 250 km.

Territórios:
Évora, Montemor-o-Novo, Vila Nova da Baronia, Alvito, Monsaraz, Vila Viçosa, Borba.

830,00€ por participante

5 dias

Outras Datas:

As reservas estão sujeitas a validação de disponibilidade e opções.
Clique para solicitar a sua reserva.

Itinerário

Começamos a nossa incursão cultural com o “Évora Desaparecida Tour” – uma forma única de descobrir o património histórico e artístico de uma Évora que já não existe, num percurso pedestre por conventos, igrejas e outros espaços destruídos ou fragmentados, “vítimas” do progresso do final do século XIX: munidos de fotografias de há mais de 100 anos, descobrimos uma Évora Património da Humanidade desaparecida…

Terminamos com uma prova simples de vinho da região.

Alojamento em Évora no “The Noble House”“Mar d’ar Muralhas” ou na “Casa do Templo”.

O ecossistema do Montado é o património natural do Alentejo por excelência: na Herdade do Freixo do Meio, herdade com mais de 400 ha, fazemos um percurso guiado pelo Montado para perceber como se organiza este complexo mas sustentável ecossistema, desde o sobreiro, à azinheira, ao porco preto, à cortiça…

Como estamos no campo e no Alentejo, não poderíamos deixar de comer um Cozido de Grão feito em panelas de barro, em lume de chão, com produtos biológicos e vinho, também eles da Herdade. Para sobremesa, teremos a tradicional Sericaia e fruta.

Alojamento em Évora no “The Noble House”“Mar d’ar Muralhas” ou “Casa do Templo”.

Incursão pedestre a um território alentejano ainda 100% rural, a meros 35 minutos de Évora, 2.º concelho mais pequeno de Portugal Continental, 2511 almas e um património praticamente intocado desde o século XV. Entramos na Igreja Matriz trecentista de Alvito e descobrimos um fresco renascentista, de final do século XV. Seguimos a pé pelo maior conjunto de portais manuelinos do Baixo Alentejo, passando pelos Paços do Concelho, pelo Pelourinho e entrando no Paço Acastelado do 1.º Barão de Portugal. Por fim, atravessando o Largo das Alcaçarias, entramos na Ermida de S. Sebastião, ermida tardo-gótica revestida de pintura a fresco de 1611, com anjos músicos celestiais nas abóbadas…

Tempo para desvendar a Ermida de S. Neutel e de Santa Águeda (já pertença das outras terras da Baronia…), o “mar” que se estende diante dela e a profusão de cores, formas e histórias que se guardam nas suas mais de 5 campanhas sucessivas de pintura mural a fresco: único.

Alojamento na “Pousada Castelo de Alvito” ou “São Brás do Regedouro”.

Manhã livre.


Almoço

No restaurante “Sem Fim”, antigo lagar de azeite, provamos as iguarias desta região: entradas, Sopa de Tomate com queijo e ovo escalfado, porco no forno e sobremesa regional.

Tarde
De Fevereiro a Outubro, entramos no Grande Lago Alqueva num veleiro holandês construído em 1913 e recuperado para vir navegar para estas águas.
De novembro a janeiro, pomos as mãos-na-massa no património artístico da região com um Atelier de Olaria em S. Pedro do Corval.

Alojamento no “Outeiro do Barro” ou no “Monte do Colmeal”.

Manhã
No anticlinal de Estremoz, entramos no mundo do ouro branco do Alentejo: começamos esta Rota Tons de Mármore por duas pedreiras integradas na reserva nacional do Rosa Portugal e que extraem mármore há mais de 50 anos, a 110 metros de profundidade. Da extracção passamos para a transformação: entramos numa das fábricas do anticlinal, seguindo o caminho de grandes blocos de mármore até à simples pedras da calçada, terminando na sua aplicação artística no património cultural de Vila Viçosa.

Condições

  • Mínimo de 2 pessoas;
  • Os preços apresentados são para quarto duplo. Estadia em quarto single acresce suplemento extra.
  • Ao valor apresentado pode ser acrescentado “suplemento de época”, mediante a altura em que a reserva é efectuada, nomeadamente, épocas festivas e época alta.
  • O programa poderá estar sujeito a alterações decorrentes da disponibilidade dos parceiros. A PHT compromete-se a informar destas alterações tão cedo quanto possível.

O que inclui/não inclui

Inclui
  • Évora Desaparecida Tour no dia 1 com prova de vinhos;
  • Rota do Montado e almoço no dia 2;
  • Rota do Fresco no dia 3;
  • Almoço e Passeio de Barco / Atelier de Olaria no dia 4;
  • Rota Tons de Mármore no dia 5;
  • Refeições;
  • Alojamento 4 noites em quarto duplo com pequeno-almoço;
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • IVA à taxa legal em vigor.
Não inclui
  • Voos ou outra forma de transporte até Portugal;
  • Refeições não mencionadas no programa;
  • Transporte durante o programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de viagem.

Perguntas frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Conteúdo a mostrar/esconder

Resumo

Territórios

Évora, Montemor-o-Novo, Vila Nova da Baronia, Alvito, Monsaraz, Vila Viçosa, Borba.

ACTIVIDADES

Montado, Mármore, Frescos, Barragem do Alqueva, Vinho, Azeite e Gastronomia Local.

ALOJAMENTO

The Noble House, Casa do Templo, M’AR de Ar Muralhas, Pousada Castelo de Alvito, São Brás do Regedouro, Outeiro do Barro, Monte do Colmeal.

Lotação e reservas

Mín: 2
Reserva com 60 dias de antecedência.

Scroll to Top